Trabalha-se para localizar e repatriar 14 moçambicanos na República Centro-Africana

Trabalha-se para localizar e repatriar 14 moçambicanos na República Centro-Africana

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

10

O Governo está a envidar esforços com vista a localizar e repatriar 14 cidadãos nacionais que se encontram na República Centro-Africana em situação migratória irregular, anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela Lucas.

Segundo a governante, as autoridades moçambicanas já estabeleceram contactos com o Governo da República Centro-Africana, através da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país, que manifestou disponibilidade para colaborar no processo.

Explicou que nem as autoridades centro-africanas tinham conhecimento da existência dos 14 moçambicanos, sabendo apenas de seis cidadãos que haviam sido detidos por falta de documentação.

A ministra adiantou que está em curso um trabalho conjunto com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), instituição que tem prestado apoio em vários processos de assistência a cidadãos moçambicanos no exterior.

Neste momento, os esforços concentram-se na identificação e localização dos compatriotas, que se encontram dispersos por diferentes minas e, em alguns casos, sem documentos de identificação ou com vistos expirados.

“Alguns terão tido os seus documentos retidos pelos empregadores”, disse a ministra.

Sublinhou ainda que não existe uma data definida para o repatriamento, uma vez que o processo depende primeiro da localização e confirmação da identidade dos cidadãos envolvidos.

“Um dos cidadãos já contactado pelas autoridades está a colaborar com as equipas no terreno para facilitar a localização dos restantes compatriotas”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top