47
O Presidente da República, Daniel Chapo, apelou ontem à protecção integral da criança como responsabilidade colectiva da sociedade moçambicana, ao encerrar as celebrações da Quinzena da Criança com uma confraternização realizada no Palácio da Ponta Vermelha, que reuniu dezenas de crianças de diferentes instituições num ambiente de festa, música, dança, poesia e momentos recreativos, em antecipação ao Dia da Criança Africana, a assinalar esta terça-feira.O Chefe do Estado e a Primeira-Dama, Gueta Chapo, abriram as portas da residência oficial presidencial para acolher crianças provenientes de vários pontos, promovendo um momento de convívio marcado por actividades culturais e pedagógicas.Tratou-se de um ambiente descontraído e de interacção, em que o Presidente Chapo envolveu as crianças em exercícios de Matemática e perguntas sobre hábitos de estudo, respeito pelos mais velhos e realização dos trabalhos para casa, incentivando valores de disciplina, educação e responsabilidade.O governante agradeceu aos pais, encarregados de educação, educadores e demais cidadãos que se dedicam ao cuidado e formação das crianças moçambicanas.Reconheceu igualmente o trabalho desenvolvido por instituições de assistência social, orfanatos e organizações dedicadas à protecção da infância, destacando o esforço de todos os profissionais e voluntários que contribuem para o bem-estar das crianças em todo o território nacional.Referindo-se ao significado da data, o Presidente da República recordou que a actividade decorreu no âmbito do encerramento da Quinzena da Criança, iniciada a 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, e que culmina a 16 de Junho, Dia da Criança Africana.“A mensagem que queremos deixar aos pais, encarregados de educação e às crianças que aqui representam todas as crianças do país, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, é que proteger a criança é responsabilidade de todos: dos pais, dos encarregados de educação e de todos aqueles que cuidam da criança”, declarou.Explicou que a iniciativa de acolher as crianças na Ponta Vermelha resultou da decisão da Primeira- Dama de proporcionar um momento especial de celebração e convívio.“Por isso, a Mamã Gueta, a nossa mãe, resolveu abrir a Ponta Vermelha, a Casa dos Moçambicanos, para passarmos este dia com as crianças, no âmbito das celebrações da Quinzena da Criança”, disse.
